segunda-feira, 30 de abril de 2012

Neste 1º Bimestre trabalhamos um Projeto em nossa Escolinha, tendo como tema Alimentação Saudável e o lema: "ALIMENTAR-SE: DO BEM ESTAR FÍSICO AO SOCIAL".
É o segundo ano que colocamos em destaque o tema ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL em nossa Escola, por um motivo claro: o grande avanço da ciência na área da Nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. A todo momento ouvimos notícias e mais notícias relacionadas a uma boa alimentação, à prática de exercícios físicos e a uma vida com hábitos equilibrados.
Nessa perspectiva, a escola surge como um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças. 
Nas escolas, o trabalho de promoção da saúde com os educandos, e também com 
professores e funcionários, precisa ter como ponto de partida “o que eles sabem” 
e “o que eles podem fazer”. É preciso desenvolver em cada um a capacidade de 
interpretar o cotidiano e atuar de modo a incorporar atitudes e/ou comportamentos 
adequados para a melhoria da qualidade de vida.
Assim, este ano o lema do Projeto sugeriu além de um olhar voltado para o bem estar físico, o peso adequado, a prevenção de doenças relacionadas à má alimentação um olhar mais apurado, voltado para a sociedade e para as consequências dos nossos atos cotidianos no país e no mundo.
Além da Obesidade, da Desnutrição e outros problemas relacionados à uma alimentação desequilibrada temos que combater outros problemas como o DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS e a FOME.
Procuramos por meio deste Projeto desenvolver um olhar crítico nos nossos alunos, procurando soluções simples e acessíveis para minimizar a nossa parcela de culpa nesses problemas que afligem todo o mundo. Além disso, os preparamos para avaliarem com inteligência todas as informações que recebem diariamente, dietas da moda, produtos que prometem milagres de emagrecimento, a não aceitarem passivamente o que a mídia dita como padrão de beleza e a procurarem sempre o que mais os aproxime da SAÚDE.

O Projeto foi trabalhado durante o Bimestre contextualizado com as disciplinas e na última semana de 23 a 27 de Abril contamos com a presença e participação da Nutricionista, ex-aluna dessa Instituição, Isabela Rodrigues. A mesma realizou nova coleta de dados antropométricos dos alunos, realizando posteriormente a avaliação nutricional que deverá ser entregue aos senhores pais em reunião futura. Além disso realizou atividades educativas com todas as turmas, do maternal ao 9º ano.
No dia 27 de Abril, tivemos a culminância do Projeto, com os alunos apresentando aos pais e comunidade, trabalhos relacionados ao Lema do Projeto.

Eis a nossa função: Educação e Cidadania.

Um comentário:

  1. ''PARABENS a Escola pelo belíssimo trabalho realizado com os alunos e com os pais tambem; continuem assim educando com amor e muito afinco.'' DANIELA MARIA

    ResponderExcluir